Um pouco da minha história com a mesa posta (Parte 1)

 

Mulher sentada num café, com cardigã marrom, cachecol rosa, óculos e boina


Olá, tudo bem?

Eu sou Jennifer Claro, professora e consultora de etiqueta, mesa posta e receber bem.

Hoje quero dividir com vocês um pouco da minha história com a mesa posta.

Quando eu era criança, minha família não tinha o hábito de fazer as refeições à mesa. A gente até comia juntos, mas sentados 

no sofá assistindo televisão… Eu sempre pedia para a gente comer na mesa. Era o que eu mais queria! Mas a mesa sempre 

estava com papéis, e nunca dava para a gente fazer as refeições lá.


E no Natal e nas datas comemorativas? A mesa ficava linda, cheia de travessas… minha família sempre usava o Serviço 

à Americana. A gente se servia e comia no sofá…


Veja bem, eu não fiquei traumatizada e nem chateada com a minha família por causa disso. Acredito que muitas pessoas da 

minha geração tenham passado pela mesma situação. Naquela época a televisão estava chegando aos lares e as pessoas 

passaram a orbitar em torno do aparelho. Me conta se isso acontecia na sua casa também?


Pode ser que essa experiência tenha me marcado tanto que me trouxe até o lugar em que estou hoje. Foi a partir disso que eu 

tomei a decisão de fazer as refeições à mesa quando me casei. Foi a partir disso que eu decidi que proporcionaria estes 

momentos aos meus filhos. Parece que de forma intuitiva eu sabia da importância da mesa posta.


Depois de anos estudando, eu conheço todos os princípios e benefícios da mesa posta. E o que me deixa mais feliz é ver mais 

pessoas se reunindo à mesa para fazer suas refeições. Quando alguém me envia uma mensagem dizendo que começou a 

fazer mesa posta depois de ver meu conteúdo, meu coração se enche de alegria.


(continua…)

Comentários